Domínio Público

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Compartilhamento de Arquivos - Uma questão delicada

Embora no Brasil, a mídia tenha disseminado a cultura de que baixar e compartilhar arquivos da Internet é ilegal, mostramos em nossos posts anteriores dicas de onde conseguir obras e materiais de domínio público ou cujos autores permitem a utilização de forma responsável.

Ainda sobre este assunto, o maior caso / julgamento de "pirataria digital", foi o Pirate Bay Trial.

O Pirate Bay é um site que serve como uma espécie de Google para quem compartilha arquivos, é possível encontrar de tudo, inclusive muitos softwares, filmes, show etc. PROTEGIDOS por Direitos Autorais.

A maneira deles de lidar com isso, é satirizando todas as empresas / artistas / autores que tentam entrar em contato para preservar seus direitos.

Na Suécia, a questão do compartilhamento e distribuição de arquivos é discutida em público, com muita propriedade. Ser á favor ou contra o compartihamento de arquivos é um assunto tão importante que chega a ser pauta em eleições. Lá, a possibilidade de compartilhar arquivos é equiparada á liberdade de expressão norte-americana.

Diversas pessoas que apoiam "A Causa" do Pirate Bay chegaram a produzir uma série de filmes sobre o assunto. Os links para baixar estes filmes - de graça e sem restrições - estão no final do post.

Segue uma linha de tempo com os principais fatos deste julgamento e da própria evolução do Pirate Bay:


Fonte: The Guardian Online

Links interessantes: Steal this Film - Part One | Steal this Film - Part Two

Nenhum comentário:

Postar um comentário